Iniciativas que Harmonia Circular apóia

                  

  Tenda da Lua                                   





O círculo feminino Tenda da Lua é composto por uma jornada de três anos, com conteúdos específicos para cada ano. O ingresso nestes círculos é condicionado pela caminhada anterior nos Círculos Femininos da Tenda da Terra. São treze encontros anuais, onde são aprofundados vários temas relacionados às mulheres, abrangendo relacionamentos, vínculos das mulheres com as energias telúricas, lunares, arquetípicas e sagradas, rituais de passagem e iniciação femininos (menarca, gestação, menopausa entre outros), fases e faces da lua  e temas relacionados às energias masculinas de mulheres e homens.Ao ingressar nesta comunidade urbana que vem reconstruindo e resignificando os papéis femininos e a própria identidade da mulher desde 1994, estabelece-se um vínculo curador e nutritivo, onde a linhagem das gerações que vieram antes ampara e sustenta, aprendendo com e orientando também as gerações que chegam a cada ano.
Formato:
03 módulos em finais de semana, iniciando sexta às 19:30 hs e terminando domingo às 21:00 hs.

Local:
Oikos, Rodovia Antonio Justi, 1400 – Criciúma  Sc

Contato: harmoniacircular @gmail.com

Facilitadora: Lúcia D. Torres
Educadora, terapeuta com formação em Constelações Familiares (BH), astróloga, mentora e facilitadora dos projetos “Tenda da lua”e “Tenda da terra” (Programa Guardiães do Amanhã), os quais trabalham com o resgate da identidade feminina por meio do autoconhecimento e de rituais de diversas culturas, redirecionando a atuação individual, social e planetária das mulheres (Unipaz Sul/Conselho deMulheres e Homens de Porto Alegre). Professora, assessora e pesquisadora de Cosmobiologia e Astrologia Médica. Diretora adminstrativa da Unipaz Sul. Foi coordenadora do Liceu de Síntese da Instituição Cultural GFU/POA (1990-1993). Aprendiz da turma I da FHB/Unipaz Sul. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas (Terapeuta Educacional) . Licenciada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UFRGS), instrutora de yoga (GFU/POA).    





 OIKOS

O Oikos é um local para encontros, palestras, seminários, debates, enfim, todos os tipos de vivências direcionadas para o tripé “ser humano, ecologia e espiritualidade”. Embora temos claro que nada é dividido, apontamos estas três diretrizes para clarear melhor as nossas ações.
Oikos vem do grego e significa lar, não casa. A casa é a parte física, concreta; já o lar é a parte sutil, espiritual. Pode-se vender a casa e levar o Lar junto.
No Oikos são desenvolvidas programações que visem o despertar das pessoas envolvendo as três ecologias (individual, social e planetária). A partir daí, cada um começa a pensar globalmente e a agir localmente. Busca agir a partir da visão holística, que é ver o ser humano de forma global, não fragmentada.
Além dos moradores fixos, que têm sua própria organização, o Oikos – Lar de Convivência, conta com Lar de Encontros, lar de Alimentação, Lar de Descanso (Guerreiro e da Mestra), Lar dos Cuidador, Lar dos Animais, Lar das Ferramentas, Lar de meditação, Lar na Árvore, além de quase 1,5 km de trilhas, seis açudes, campo, muitas árvores, flores e pássaros, todos nativos.
Acreditamos que o hábito faz o monge, por isso, no Oikos deixamos os sapatos nas portas de todas as construções. Fazemos a seleção do lixo. Praticamos o auto-governo:abriu fecha, acendeu apaga, usou lava, seca e guarda.
Também há o convite para que não se use bebida alcoólica e nem refrigerante, usamos suco e água.
Sempre procuramos nos alimentar com produtos ecológicos cultivados e manipulados no próprio espaço como verduras, pães, bolos e as próprias refeições.
 Se você for passar um dia no espaço, leve roupas leves e um calçado (chinelo, sandália ou pantufa) para uso interno e outro para uso externo. Se você for pernoitar, não esqueça das roupas de banho e de cama (inclusive travesseiro e cobertor), além das roupas e objetos de uso pessoal. O pernoite é em sistema de alojamento, 8 beliches e 16 camas com colchão para cada Lar de Descanso.

O Oikos fica na rodovia Antonio Justi, 1400, em Criciúma-SC.
http://www.oikos.org.br/

Giraflor Danças Circulares


O Giraflor é uma empresa de Danças Circulares que nasceu do sonho de duas focalizadoras, Adriana Bisconsin e Eliane Mizumoto, que acreditam que a Dança Circular é uma forma de integração e auto-conhecimento, permitindo que as pessoas ancorem e experimentem uma nova forma de se estar em sociedade, onde valores como a cooperação e a solidariedade possam ser vivenciados intensa e ludicamente em grandes rodas de união e paz.
Para isso, o Giraflor organiza Cursos, Arte do Encontro, Aulas Regulares, Bailes Circulares, Noites Temáticas, Rodas Abertas em Parques, Oficinas em escolas públicas, Capacitação de professores e Girando nas Empresas.
Nosso olhar sobre a Dança: A Vivência em Danças Circulares tem trazido um novo significado para as nossas vidas e isto tem nos proporcionado um novo olhar sobre a dança, pois sentimos a importância da intenção que vai além dos passos.
Adriana Bisconsin - Musicoterapeuta de coração e dançarina de alma. Desde pequena seu sonho era bailar numa pauta musical. Sonhos se tornam realidade. Adri transmite em sua focalização a pureza e a beleza que circulam dentro de cada um. Maiores informações: adriana@dancascirculares.org Contato: 41 8841-6190
Lili Mizumoto – Bailarina desde que nasceu; Lili ancora na dança circular a suavidade e a delicadeza de ser puro. Ser conduzido por Lili é deixar-se envolver-se na leveza e na gentileza da vida. Maiores informações: lili@dancascirculares.org Contato: 41 9619-8380
Casa do Giraflor
Rua General Carneiro, 1148 - sala 1
Curitiba - PR





V Festival Rodas do Sul
De 14 a 18/11/2012
Sesc Cacupé
Florianópolis - SC

Informações e inscrições:

Organização:
V Festival Rodas do Sul - SC
Cida, Léia, Lia, TMaria, Aílton, Olga e Terezinha

Apoio:
IV Festival Rodas do Sul - RS 
Aldo, Míriam, Wilson, Patrícia e Rosenara
Giraflor - PR - Adriana e Lili

Focalizadores:
Kyriakos Moisidis - Grécia
Barbara Driscoll - Inglaterra
Guataçara Monteiro e João Paulo - PA
Paulo Murakata - SP
Rita Almeida - DF
Ronete Esteves Elias - RS
Vaneri de Oliveira - SP









Guerreiros do coração







Há quinze anos grupos de homens procuram desenvolver-se enquanto homens e auxiliar outros que queiram percorrer o mesmo caminho através do Movimento Guerreiros do Coração. Para este desenvolvimento pessoal utilizamos o trabalho em grupo, estudos teóricos e a pedagogia iniciática através de ritos de iniciação e de passagem. O Movimento dos Guerreiros do Coração iniciou em 1993, orientado pelo médico e psicoterapeuta Mauro Pozatti, com base em seus estudos sobre homens, rituais e a Inteireza do Ser. Desde então, cada vez mais cresce o número de participantes e de grupos de Guerreiros do Coração.Em seu primeiro ciclo de atividades, o curso propicia ao homem aprofundar sua relação consigo mesmo, com seu pai, com os amigos, e os filhos, com as mulheres e com o planeta, em encontros mensais. Ao final do período ocorre um grande rito de passagem do homem-menino para o homem-adulto e responsável. É um tempo/espaço para aprofundarmo-nos em nosso eu mais íntimo, desvelando nossos medos, vergonhas e prazeres; onde podemos aprender a ouvir com respeito as diferentes opiniões; um lugar para aprender a vivenciar um novo estilo de vida, e uma visão de mundo ampliada.
Contatos:
Rio Grande do  Sul:
Wilson Leipnitz (51) 8125-4541 - wleipnitz@yahoo.com.br
Mauro Pozzatti –  (51) 3232 5590 - mlp@portoweb.com.br

Em Santa Catarina:
Edegar da Cunha (48) 8403-4836 cunhaedegar@bol.com.br
Armirio Borghezan Cargnin (48) 9108.05.04 miro@imobiliariadovale.com.br